HOMEOPATIA E CARACTERÍSTICAS HOMEOPÁTICAS

HOMEOPATIA E CARACTERÍSTICAS HOMEOPÁTICAS
ROSMEIRE PAIXÃO é Homeopata Clássica Terapeuta CONAHOM 1274 email: rosmeire.homeopatias@gmail.com

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Benefícios da Homeopatia para pacientes com Câncer



A terapia homeopática desenvolvida pelo médico alemão Cristiano Frederico Samuel Hahnemann visa estimular a capacidade do organismo à cura. Alguns trabalhos publicados tem indicado que medicamentos homeopáticos modulam o sistema imune. Cesar e colaboradores publicaram em 2008 um trabalho demonstrando que os medicamentos homeopáticos ativam macrófagos e induzem a liberação de citocinas, Salvago e colaboradores publicaram um artigo em 2010 indicando que estes e outros efeitos podem fortalecer o organismo na luta contra o câncer.

Diversos benefícios da Homeopatia podem contribuir para o paciente diagnosticado com câncer. A homeopatia ajuda a diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia e da radioterapia, melhora a função dos órgãos, facilita a desintoxicação, diminui edemas e a incidência de infecções e inflamações. Ajuda a melhorar o apetite e a absorção intestinal dos nutrientes. Contribui para diminuição da dor aguda e crônica, atua no equilíbrio emocional e mental melhorando, deste modo, a qualidade de vida do paciente oncológico. Além disso, a homeopatia também pode favorecer os pacientes no pré e pós-operatório, fazendo com que ocorra menor sangramento e inflamação durante o ato cirúrgico, e a cicatrização ocorre de forma mais rápida e eficaz.

Resultados mostram que in vitro, in vivo e ex vivo com tratamento Homeopático estimula citocinas importantes na diferenciação celular e sobrevivida de células de linhagem monocítica específicas e seus precursores.

Este estudo que foi realizado Universidade do Texas – EUA concluiu, curiosamente, que o efeito citotóxico de dois dos remédios homeopáticos investigados neste estudo, o Carcinosinum e o Phytolacca, pareceu similar à atividade do paclitaxel, o fármaco quimioterápico mais comumente usado para câncer. 

É importante salientar que, no paciente oncológico, a homeopatia não substitui a terapia convencional. O medicamento Homeopático é aprovado pela Anvisa-Brasil e FDA-USA, regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina e reconhecida como prática médica pela Organização Mundial de Saúde – OMS, além de estar inserido na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde pelo Ministério da Saúde do Governo Federal. O medicamento Homeopático pode ser administrado junto com radioterapia e outros remédios alopáticos e quimioterápicos de forma complementar sem risco de interação medicamentosa ou prejuízos ao paciente.

O uso de terapias complementares e alternativas é particularmente elevado entre os pacientes com doenças graves como câncer. Bellavitte publicou um trabalho em 2005 indicando que na década de 90 nos EUA a venda de medicamentos homeopáticos teve um aumento de 25% ao ano. Um estudo do ano de 2000 do The National Center for Complementary and Alternative Medicine (NCCIH) demonstrou que 69 % dos 453 pacientes com câncer pesquisados haviam utilizado também o tratamento da medicina Complementar.

Um dos problemas no qual o uso de medicamentos homeopáticos pode ser útil é a complicação que pode ocorrer após uso da radiação ionizante da radioterapia, chamada de radiodermatite (lesões na pele do paciente). Convencionalmente, esta condição é tratada com anti-histamínicos e corticosteróides tópicos potentes, nem sempre com sucesso. Isto afeta a qualidade de vida do indivíduo com alteração da imagem corporal, autoestima, levando ao isolamento social. Dr. Shilappack realizou um estudo em 2004 com 25 pacientes que fizeram uso da radioterapia após cirurgia para câncer de mama e apresentaram radiodermatite. Estes pacientes foram consultados e foi feita a escolha do medicamento em dose única para a coceira provinda da radiodermatite, através da técnica de repertorização homeopática. Após o uso do tratamento homeopático, obteve-se uma melhora em 85% dos casos.

O Câncer na atualidade

Com base no documento World cancer report 2014 da International Agency for Research on Cancer (Iarc), da Organização Mundial da Saúde (OMS), é inquestionável que o câncer é um problema de saúde pública, especialmente entre os países em desenvolvimento, onde é esperado que, nas próximas décadas, o impacto do câncer na população corresponda a 80% dos mais de 20 milhões de casos novos estimados para 2025. Segundo o INCA, os tipos de câncer mais incidentes no mundo são pulmão (1,8 milhão/ano), mama (1,7 milhão/ano), intestino (1,4 milhão/ano) e próstata (1,1 milhão/ano) e a estimativa para o Brasil, para biênio 2016-2017, aponta para a ocorrência de cerca de 600 mil casos novos de câncer. A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou em 2011 dados estatísticos acerca da incidência de câncer, indicando que esta é uma das principais causas de morte no mundo, tendo sido responsável por cerca de 13 % de todas as mortes.

Cada vez mais estudos comprovam a utilidade da Homeopatia para melhorar a saúde e qualidade de vida de pacientes oncológicos. A Homeopatia, prática médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1980, ganha progressivamente mais adeptos e comprova, com milhares de estudos e pesquisas científicas publicadas nas mais importantes revistas do mundo, a sua eficácia em benefício do paciente, mesmo que diagnosticado com uma doença grave em tratamento paliativo com prognóstico reservado. A complementaridade da alopatia e homeopatia, utilizando o que de melhor existem destas duas tecnologias, traz mais benefícios ao paciente e, no caso do câncer, a homeopatia pode ajudar a tratar a doença, minimizando o sofrimento, melhorando a qualidade de vida, atuando em parceria com os tratamentos convencionais, como quimioterapia e radioterapia. Há uma sinergia entre os tratamentos e isto é benéfico para o paciente.

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Encontro mundial de Homeopatia na índia: Resultados



CCRHHMAI
IHMA

IPRH
Enquanto o Brasil enxerga a Homeopatia como uma terapêutica "alternativa" e sem expressão, o mundo se preocupa em estreitar a colaboração e o avanço de parcerias entre o governo e grupos de pesquisa em Homeopatia, no intuito do aumento de sua utilização em seu sistema de Saúde Pública em face dos resultados expressivos de sua eficácia apresentados em trabalhos recém tornados públicos no último World Homeopathy Summit, promovido pela Global Homeopathy Foundation em Mumbai na Índia. O encontro destacou pesquisas que indicam a influência a nível molecular dos medicamentos homeopáticos na expressão gênica e a detecção de nanopartículas em ultra-alta diluições (UHDs), além de trabalhos discutindo seus efeitos in vivo e in vitro na malária, tuberculose, leishmaniose, câncer, hemofilia, AIDS e artrite – incluindo trabalhos não só na área médica humana bem como nos campos veterinário e agronômico. 

O Encontro demonstra que a Homeopatia não é placebo e sim ciência – um oceano de informações derivados de pesquisas no tratamento de doenças como câncer, AIDS, influenza e tuberculose, bem como a detecção de nanopartículas nos medicamento homeopáticos levam definitivamente a Homeopatia a uma nova dimensão

Já o secretário geral do Encontro, Dr. Rajesh Shah, foi enfático ao declarar que:

Pesquisadores foram capazes de estabelecer que o medicamento homeopático derivado do veneo de cascavel é capaz de diminuir a disseminação do vírus HIV, bem como outro grupo de pesquisadores foi capaz de demonstrar a regressão significativa de tumores face a administração de medicamento homeopático contendo nanopartículas de carbonato de cálcio. Agora estamos em posição de declarar ao mundo que as pesquisas demonstram conclusivamente que a Homeopatia funciona, e funciona efetivamente em diversos casos de doenças complexas.
Homeopatia ganha cada vez mais popularidade e há um ressurgimento do interesse em muitos países desenvolvidos. Por outro lado, o sistema está sendo criticado por evidências clínicas inadequadas, apesar do trabalho de investigação considerável e encorajador. Os profissionais, estudantes e os seguidores da homeopatia, muitas vezes não têm conhecimento sobre os avanços científicos no campo devido à exposição inadequada. Como resultado, as massas são muitas vezes privados dos benefícios da homeopatia. Além disso, a orientação sobre a investigação científica vai encorajar os cientistas e os estudantes de medicina para perseguir mais pesquisas em homeopatia; o que permitirá que este sistema de medicina mais eficiente, o que, por sua vez, irá ajudar as massas. No GHF, acreditamos que a homeopatia vai sobreviver apenas se suportado pela pesquisa científica. Temos reconheceu a necessidade de um evento que vai permitir que o mundo sabe sobre a pesquisa recente, convidar alguns cientistas para falar sobre seu trabalho de décadas, tem um fórum para discutir a possibilidade de mais pesquisas, estimular os profissionais a ser mais orientada para a investigação, sensibilizar a geração mais jovem para se envolver em trabalho científico, melhorar a proficiência clínica dos profissionais, incentivando mais cientista de campos aliados a se envolver em investigação fundamental e também convidar governo, bem como instituições não-governamentais a patrocinar pesquisas em homeopatia.

O Encontro viu os participantes determinados a descartar a desinformação e o mito de que a a Homeopatia é bobagem e que se trata apenas de efeito placebo – resta agora trabalhar pela disseminação das pesquisas que iluminam o fenômeno homeopático e desejar que possam influenciar e beneficiar ainda mais os campos da saúde de agora em diante.

Estamos felizes em anunciar que alguns dos cientistas mais respeitados de ciências básicas que têm renome internacional, que poderia trazer avanço nos aspectos inexplorados da homeopatia, concordaram em falar na conferência. Eles incluem médicos cientistas, engenheiros, físicos, biólogos moleculares, homeopatas, imunologistas , agro-cientistas e similares a partir de fluxos de ciência variadas, cujo trabalho é publicado em revistas internacionais com revisão por pares. Alguns dos palestrantes que concordaram provisoriamente a apresentar trabalhos, são




  • Dr Paulo Bellavite (Itália) (Dipartimento di Patologia e Diagnostica, Universidade di Verona)
  • Dr. Jayesh Bellare (Índia) (Departamento de Engenharia Química, IIT-B, Mumbai)
  • Dr NC Sukul (Índia) (Professor de Zoologia da Universidade Visva-Bharati)
  • Dr. AR Khuda Bukhsh (Índia) (Professor Emérito da Universidade Grants Comissão, Govt. Da Índia, pelo Dept.. De Zoologia da Universidade de Kalyani,)
  • Dr Eswara Das (Índia) (Ex-Diretor do Instituto Nacional de Homeopatia, Kolkata)
  • Dana Ullman (EUA) (Autor de 10 livros e centenas de artigos)
  • Prof Michael Frass (Áustria) (Professor de Medicina da Universidade de Viena Departamento de Medicina Interna)
  • Dr Praveen Kumar (Índia)
  • Dr. Henning Gypser (Alemanha) (Fundador da 'Glees Academia de Médicos Homeopatas', que está pesquisando sobre a "Revisão da matéria médica ')
  • Dr. Rajesh Shah (Índia) (fundador-diretor da força da vida, trabalhando em ensaios clínicos, estudos com animais, etc.)
  • Dr. Gustav Brucha (Cuba) (Pesquisador Finlay instituto, trabalhou em Laptospirosis e outras doenças
  • Drs Prasanta Banerji e Dr. Pratip Banerji (Índia) (Eles vão falar sobre o trabalho em estudos de linha de celular no cancro e do Protocolo Banerji)
  • Dr Leoni Villano Bonamin, (Brasil) (Professor de Patologia Veterinária da Universidade Paulista, SÃ £ o Paulo, Brasil,)
  • Dr Elio Rossi (Itália) (cientista responsável do capítulo â € œComplementary e medicina alternativa (CAM) no tratamento do câncer
  • Prof GD Jindal, (Índia) (Ex-professor do Departamento de Engenharia Elétrica, Bhabha Atomic Research Center, BARC, Mumbai)
  • Prof Sadhana Sathaye, (Índia) (Professor Associado do Departamento de Farmacologia, ICT - Instituto de Tecnologia Química, Mumbai)
  • Dr Gaurisankar Sa (Índia) (Professor de Medicina Molecular, BOSE instituto, Kolkatta)
  • Dr Lex Rutten, (Nederland) (fundador-presidente de um grupo de usuários de software de computador holandesa. Desenvolvimento de um software homeopático)
  • Dr. Abhay Chowdhary, (Índia) (Diretor, Instituto Haffkine, Mumbai)
  • Dr PK Joshi, Índia (Professor e cientista, TIFR, Tata Instituto de Pesquisa Fundamental, trabalhou na área de Nuclear Física Experimental)
  • Dr Praful Barvalia (Índia) (Homeopata, educador e pesquisador, ex-professora, CMPH Medical College, Universidade de Mumbai)
  • Dr. Alexander Tournier (UK) (Instituto de Pesquisa Homeopatia, Londres
  • Dr Kanjaksa Ghosh (Índia) (Diretor: Instituto Nacional de hematologia imunológica, Mumbai)
  • Dr V. Prakash (Índia) (Ex-Diretor: CSIR, Diretor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento, em JSS, Mysore, India)
  • Dr Carla Holandino, Brasil (Professor de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil)
  • Dr JP Varshney (Índia) (Sr. Consultant, Nandini Hospital Veterinário, Surat)
  • Dr Akalpita Paranjape (Físico, Ex-Professor, BARC, Mumbai)
  • Dr. Indrani Chakraborty (Zoologist, Investigador em Agro-homeopatia)