HOMEOPATIA E CARACTERÍSTICAS HOMEOPÁTICAS

HOMEOPATIA E CARACTERÍSTICAS HOMEOPÁTICAS
ROSMEIRE PAIXÃO é Homeopata Clássica Terapeuta CONAHOM 1274 email: rosmeire.homeopatias@gmail.com

terça-feira, 15 de novembro de 2016

bate-papo com o homeopata Dr. Marcus Zulian


*O que é importante saber antes de iniciar um tratamento homeopático?  
 Marcus Zulian: você precisa se conhecer e estar disposto a responder às perguntas de seu médico. Não pense que ele quer saber da sua vida, é curioso ou está julgando alguma coisa...  

*No caso de usuário de drogas a homeopatia trata?  

Marcus Zulian: É um vício e esse vício está implicado geralmente a problemas psiquico-emocionais da pessoa. É difícil dizer que trata... Eu já tive pacientes dependentes químicos, mas às vezes pode não se chegar a um remédio certo. Mas é difícil que a homeopatia não ajude em nada. 


*Para tratar de gripe tomo cha de alho? resolve , mas acho que nao sigo corretamente o uso, poderia dar alguma indicacao?  

Marcus Zulian: isso é fitoterapia, não homeopatia. 


*Qual a diferença entre Homeopatia e Fitoterapia  
 Marcus Zulian: a fitoterapia atua com os mesmos princípios contrários da medicina convencional, só que usando plantas. A homeopatia não usa só plantas, ela usa várias substâncias, algumas animais, minerais, até chumbo, arsênico...  

*Tenho um filho de 07 anos com déficit de atenção. Como a homeopatia poderá ajudá-lo? Ouvi falar de crianças que obtiveram ótimos resultados. Por favor, me oriente.  
Marcus Zulian: Marilia, procure um homepata. É preciso juntar esses sintomas a outras características de seu filho, para chegar a um remédio de fundo.  

*Homeopatia é bom para artrite reumatóide?  
 Marcus Zulian: a homeopatia pode auxiliar, coadjuvar no tratamento de qualquer doença, no bem-estar do paciente. No caso da artrite pode ter essa atuação coadjuvante, de repente ajudando a não tomar tanto antiinflamatório.  

*Gostaria de saber se a homeopatia ajuda na perda de peso juntamente com uma dieta  
Marcus Zulian: junto com a dieta, sim. A ansiedade é um dos fatores de obesidade. Você consegue na homeopatia atuar nos aspectos psíquico-emocionais, no humor... Isso junto com dieta, exercícios físicos ajuda. Mas não há um remédio de homeopatia específico para emagrecer.  


*Minha filha tem 3 anos e esta muito nervosa posso acreditar no tratamento com florais p/ acalma-la? e qual posso usar?  
Marcus Zulian: floral não tem nada a ver com homeopatia. Bach, que foi quem inventou os florais de Bach, era um homeopata com uma doença terminal. Com sensibilidade aumentada por estar nessa fase da doença, ele começou a sentir algumas emoções ao se aproximar de certas flores. Isso foi já no século 20. Só que não existem pesquisas com florais. Eu não uso, tenho algumas críticas, mas aí é uma longa história.  

*Posso tratar hérnia de disco e artrose na coluna cervical através da homeopatia?  
Marcus Zulian: ela pode lhe ajudar amenizar alguns sintomas, isso depois de seu reumatologista confirmar que não é caso de cirurgia, depois de ele lhe indicar uma fisioterapia e tal. A homeopatia não elimina exames laboratoriais, uma consulta clássica. 

*Dr Zulian.o senhor é unicista?  
Marcus Zulian: sim, unicista é aquele que usa um remédio por vez. Você precisa de um tempo grande para conhecer aquele paciente e buscar as características dele, para ter um modelo a seguir. O problema de misturar é que não se sabe qual desses remédios fez efeito, não há experimentação com esses remédios misturados. Mas pode-se usar... O que acontece é que às vezes o colega não tem tempo para fazer uma consulta mais longa, tem que atender e 10 minutos, fica em dúvida entre quatro ou cinco remédios e resolve misturá-los. 

*Tenho alguma dificuldade em entender como a Homeopatia pederia resolver dor aguda, como por exemplo, a cólica renal. Obrigado desde já.  
Marcus Zulian: alguns medicamentos quando foram experimentados causaram sintoma semelhante aos das cólicas renais. Por isso é que a homeopatia pode ajudar, desde que seja encontrado o remédio certo. O problema de casos agudos é que às vezes não se tem tempo de escolher o remédio mais indicado... Tem que pôr na balança o risco-benefício. Há colegas que usam a homeopatia em pronto-atendimento: eles indicam um remédio que seria ideal e deixam o paciente em observação para ver se funcionou. Tem que respeitar o quanto o paciente pode esperar. O ideal é que você procure fazer o tratamento homeopático enquanto não está em crise, até pra ajudar na formação desse cálculo. Desde que chegue no remédio ideal, pode haver resposta tanto em casos crônicos como na aguda. 

*É possível tratar cólicas para bebês de 40dias ? 
Marcus Zulian: é sim, acho que você vai se surpreender se procurar um pediatra homeopata. Tanto em gestantes, lactentes e em crianças a dificuldade é justamente que os remédios alopáticos têm grandes efeitos colaterais. Então a homeopatia aparece como essa alternativa.  

*homeopátia pode tratar tendinite?  
Marcus Zulian: sim. Você terá um processo agudo de inflamação e poderá contar com antiinflamatórios para ajudar e até uma homeopatia. Existem remédios homeopáticos que têm essa ação antiinflamatória. Os ortopedistas indicam cada vez mais a arnica montana, por exemplo, tem sido cada vez mais indicada para pacientes idosos. Mas essa é a idéia do geralzão, muitas vezes não vai funcionar. Fica difícil dizer tome isso ou aquilo, é preciso individualizar o remédio...  

*Sofro de bruxismo e sou muito tensa, a homeopatia ajudaria no meu caso ? 

Marcus Zulian: ranger dente, o chamado bruxismo, é uma caracteristica que ajudam a gente a escolher o remédio. Há uns 30, 40 remédios que causaram bruxismo no experimentador. Tudo o que é despertado no experimentador sadio é usado para tratar o paciente. Isso é a homeopatia.  


*Faço tratamento de homeopatia para enxaqueca e só agora , depois de um ano fui ter melhoras , por quê?  

Marcus Zulian:  porque agora é que seu homeopata conseguiu chegar no remédio ideal para você. Esse tempo de seis meses a um ano é um tempo pertinente para o tratamento homeopático. 

*Dr.Zulian, pelo que eu entendi, a homeopatia seria introduzida mas sem abandonar os remédios alopáticos, no meu caso de artrite. É isso?  

Marcus Zulian: quando te dou um remédio eu não sei se ele vai fazer efeito ou não. Então jamais eu suspendo qualquer remédio que a pessoa esteja tomando. Quando encontro o remédio certo, aos poucos, desde que seja possível vou retirando o que ele já vinha tomando.  É dar e ver a resposta. 


Marcus Zulian: Obrigado a todos pelas perguntas e até uma próxima oportunidade! 

Veja mais informações sobre homeopatia no o site do dr. Zulian www.homeozulian.med.br 


Muitas dúvidas esclarecidas nesta entrevista feito pelo Dr. Marcus Zulian no programa Consulta Médica pela UOL News. 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário