HOMEOPATIA E CARACTERÍSTICAS HOMEOPÁTICAS

HOMEOPATIA E CARACTERÍSTICAS HOMEOPÁTICAS
ROSMEIRE PAIXÃO é Homeopata Clássica Terapeuta CONAHOM 1274 email: rosmeire.homeopatias@gmail.com

terça-feira, 22 de março de 2016

Homeopatia confirmada como eficaz e custo-efetiva pelo governo suíço


Foundation for Homeopathic Education and Research traz uma excelente notícia! 
O conhecido médico homeopata norte-americano Dana Ullman recém publicou no site de notícias The Huffington Post um artigo em que relata que o governo da Suiça declarou que a Homeopatia não só é eficaz clinicamente como também é positivamente efetiva no custo-benefício para os sistemas de saúde.
Segundo Ullman em um artigo publicado anteriormente, o governo suíço havia conduzido uma ampla pesquisa terminada em 2006, cujos resultados foram compilados e publicados no final de 2011, que indicava a alta efetividade do tratamento homeopático, sugerindo que o mesmo induz efeitos regulatórios em células e organismos vivos e especialmente em patologias do trato respiratório superior (24 de 29 estudos), sem apresentar os efeitos colaterais dos medicamentos convencionais :
"Após avaliação de estudos pré-clínicos básicos e estudos clínicos de alta qualidade, o relatório suiço afirma que as altas potências homeopáticas parecem induzir efeitos regulatórios (efeitos normalizadores ou equilibradores) e mudanças específicas em células e organismos vivos (…) O relatório suíço encontrou particularmente um forte conjunto de evidências que confirmam o tratamento homeopático [nas patologias do] Trato Respiratório Superior e nas Alergias Respiratórias. O relatório cita 29 estudos sobre “Infecções do Trato Respiratório Superior/Reações Alérgicas” dos quais 24 apresentaram resultados positivos para a Homeopatia. Além disso, 6 de 7 estudos controlados que comparam o tratamento homeopático com o convencional mostram a Homeopatia como mais efetiva (e um outro a mostra como equivalente). Todos os resultados com o tratamento homeopático se apresentaram sem os efeitos colaterais comuns ao tratamento com drogas convencionais. Avaliando-se apenas os ensaios placebo-controlados e ramdomizados, 12 de 16 estudos mostraram resultados favoráveis à Homeopatia. "
Ullman também constata que o relatório aponta uma redução em torno de 15% no custo total de um tratamento homeopático comparado ao convencional, com um grau de satisfação completa com o tratamento 10% maior (53% vs 43%); e ainda que 2/3 da população suiça votou a favor da manutenção das CAM (Complementary and Alternative Medicines – medicinas complementares tais como Homeopatia, Acupuntura, Antroposofia) no sistema público de saúde daquele país, sendo que aproximadamente 57% da população faz uso das mesmas e em torno de 40% dos médicos suiços as praticam, além de que 62% da classe médica manifesta-se a seu favor. Seguem os links das matérias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário