HOMEOPATIA E CARACTERÍSTICAS HOMEOPÁTICAS

HOMEOPATIA E CARACTERÍSTICAS HOMEOPÁTICAS
ROSMEIRE PAIXÃO é Homeopata Clássica Terapeuta CONAHOM 1274 email: rosmeire.homeopatias@gmail.com

sábado, 29 de novembro de 2014

A importância das sensações em Homeopatia segundo Rajan Sankaran



Na busca da sensação vital, o autor, no correr dos anos foi percebendo que os sintomas dos pacientes podem pertencer a sete níveis:
1. Nome: é o diagnóstico clínico da doença.
2. Fato: é a vivência de seu transtorno como um sintoma local.
3. Sentimento/Emoção: qualquer que seja a sua doença, sua experiência do transtorno será emocional. Por exemplo, pode assustá-lo, enraivecê-lo ou torná-lo ansioso.
4. Ilusão: aqui, a experiência do paciente será em termos de imaginação, como o paciente percebe o seu sintoma. Por exemplo, ele diz: “Esta dor de garganta está me matando.”
5. Sensação: o paciente vivencia o sintoma em um nível geral, como uma sensação geral, por exemplo, uma sensação de torção ou estiramento.
6. Energia: a vivência do transtorno ou queixa será na forma de um padrão energético, por exemplo, de inquietação ou apatia.
7. Sétimo nível: não tem denominação específica e funciona como elo de ligação entre o primeiro e o sexto nível.
Para Sankaran, o reconhecimento desses níveis tem a maior importância uma vez que os sintomas só começam a ser valorizados a partir da Sensação, que é o objetivo a ser perseguido pelo Homeopata na coleta de dados e onde o sintoma deve, finalmente,
ser repertorizado, pois é ali que se encontra o âmago do processo de adoecimento do paciente. Sankaran entende a sensação vital como uma conseqüência da Ilusão que todo doente apresenta e que é a origem de seu processo patológico. Diz ele: “Esse padrão ou sensação, do qual nossa ilusão surge, parece ser quase a voz do espírito de algo dentro de nós [...] Parece uma nota dissonante. Pode-se considerar a analogia de duas vozes cantando duas melodias diferentes dentro de nós ao mesmo tempo. Uma melodia é humana e está em seu local adequado. A outra melodia, embora também bonita, está simplesmente fora de lugar dentro do ser humano” (p. 14).
Da desarmonia entre essas duas “canções” surge um conflito. A totalidade dos sintomas e sinais é originada a partir desse distúrbio básico. Diz ele que essa outra “canção” não possui uma vibração humana, mas pode ser encontrada nos três reinos da natureza, mineral, vegetal e animal. Reconhecendo essa “canção” não humana, o homeopata escolhe o remédio preparado a partir de uma substância que tenha uma “canção” semelhante ( similimum) a essa vibração dissonante que o paciente apresenta. 
Sankaran, ao final do livro, diz que o seu novo método de abordagem do paciente não deve ser considerado como único método e, sim, como mais um método.
Diz ele: “Ainda há muitos casos que precisam ser resolvidos usando o repertório e a matéria médica. Esse método complementa o uso do repertório e da matéria médica. A única coisa que recomendo é não repertorizar o caso prematuramente, antes de haver identificado o distúrbio central do paciente” (p. 679).
Resenha Revista de Homeopatia 2010;73(1/2):81-84 www.aph.org.br

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Os remédios homeopáticos podem ajudar na vida saudável da sua próstata, com eles e os exames de prevenção, você pode chegar mais longe.






Sabal serrulata – Chegou a ser chamado de cateter homeopático. Converse com seu homeopata para saber a melhor dinamização para cada caso.

Conium – já nos lembra bastante a rigidez e a severidade de homens que não se adaptam aos tempos. Extremamente conservadores. Pode ser observado principalmente quando há descarga de líquido prostático durante fezes ou qualquer emoção. Inchaço e endurecimento do testículo, progressista, rápido. Pode ocorrer a sensação de corte do testículo até a raiz do pênis. Hipertrofia e endurecimento da próstata, com sensação de peso no períneo.

Digitalis – velha conhecida. Muito usada quando há dor na bexiga após urinar, jato fraco de urina, urina muito espessa e turva. Enurese noturna e micção involuntária. É um dos medicamentos mais importantes para a hipertrofia da próstata (compare com Pulsatila e Baryta Carbõnica).

Medorrhinum – de grande valia para homens com Jato de próstata alargada e fraca. Prostatite. Emissões Noturnas seguido grande fraqueza. .Intensos e freqüentes ereções dia e noite, ou seu oposto, ou seja, impotência e falta de ereção. Condiloma na glande.

Pulsatilla - Urina escura.Alargada próstata, prostatite, pressionando a dor na próstata após a micção. A incontinência urinária, micção involuntária durante a noite (enurese), tosse ou espirro, sentado, andando, a flatulência, se você segurar a vontade de urinar pode procurar Pulsatilla. Ela se aplica a esses casos e ao longo dos anos, mais homens tem sentido a necessidade de usá-la a fim conseguirem ajuda. Nos casos de Hematúria; no final da micção; sedimentos sanguinolentos, são casos em que a medicação tem sido de grande valia.

Barita – mais um queridinho quando se trata de ajuda. Indicada para homens mais velhos, quando doenças da próstata se manifestam juntamente com doenças cardiovasculares e cerebral. Uma pista nessa ocasião é o frio nos pés, o endurecimento do testéculo.

Thuya – presença de sangue na uretra após urinar. Próstata aumentada. Urina com cor de vinho, sangue, aquosa, abundante e glicemia (diabetes); espuma muito persistente. Essa espuma pode ser perda de potássio, fique atento. Vale dizer que nessas horas não adianta remediar. Os exames são essenciais.

Selênio – outro que deve ser pensado na maturidade. Hipertrofia da próstata em idosos, endurecimento, dor ao urinar. Comichão no escroto. Queda acentuada de pêlos pubianos.

Kali Bichromicum Falta de desejo sexual, especialmente quando existe sobrepeso. Dores na próstata ao caminhar. Comichão nas partes cabeludas da genitália. Muita dor na raiz do pênis, de manhã ao acordar. Comichão na glande. Cancros profundos no pênis, sente-se a dor e não se vê. Apresenta secreção abundante e gelatinosa.

Staphisagria – Alargamento da próstata em idosos. Prostatite, gonorréia, por vezes, suprimidas.

Ferrum pícrico – fique atento para: Dor na uretra. Micção freqüente à noite. Queimação na do pênis. Retenção de urina. Albuminúria.

Cada caso deve ser avaliado pelo homeopata para que o tratamento seja de acordo com o similimum de cada pessoa. Assim funciona a Homeopatia

Nós mulheres, apoiamos a saúde dos nossos homens.


Homeopatas dos Pés Descalços