HOMEOPATIA E CARACTERÍSTICAS HOMEOPÁTICAS

HOMEOPATIA E CARACTERÍSTICAS HOMEOPÁTICAS
ROSMEIRE PAIXÃO é Homeopata Clássica Terapeuta CONAHOM 1274 email: rosmeire.homeopatias@gmail.com

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Podemos estar doentes sem ter nenhum sintoma físico?


Sim, claro. Se não eliminarmos a falsa percepção da realidade que temos encerrada dentro de nós, tarde ou cedo isso provocará uma doença. Por isso a Homeopatia pode tratar ao paciente sem que ele tenha sintomas evidentes.

Por que adoecemos?
Porque a percepção de nossa realidade interna não se adequa à realidade que vivemos É 
nossa percepção da realidade que nos adoece. Se nossos desejos e ilusões não coincidem com o que vivemos, podemos adoecer.


E como se cura isso?Quando alguém vem consultar, a primeira coisa que interessa é sua percepção da realidade. Depois vamos retirando capas, através da totalidade de sinais e sintomas, para saber qual é o transtorno básico da pessoa. Esse transtorno não pertence à mente nem ao corpo: é algo mais profundo, e a esse nível, a pessoa fala uma linguagem que é ao mesmo tempo mental e física.

Os homeopatas são um pouco psicólogos? Em certo modo, vamos além da psicologia. Nossa percepção da realidade não pode mudar só com a vontade. A Homeopatia remove esta percepção da realidade e isto faz com que a doença se dissolva.

Dizem que a Homeopatia é tão lenta? Isso não é certo. Às vezes atua muito rápido O que demora é tratar doenças crônicas. A única limitação da Homeopatia é que depende muito da habilidade do médico para explorar e conhecer a pessoa. Conhecer o paciente profundamente, é uma tarefa que requer tempo.

Rajan Sankaran - REALIDADE E DOENÇA

Rajan Sankaran (nascido em 1960, Mumbai , Índia ), é um médico, professor e teórico da Homeopatia. 


Rajan Sankaran é o filho do médico homeopata Dr. P. Sankaran. Graduou-se na (Mumbai) Faculdade de Medicina Homeopática Bombay em 1981. Ele permanece na equipe de funcionários da instituição, hoje conhecida como Smt. Chandaben Mohanbhai Homoeopathic Patel Medical College, como Professor Assistente do repertório e Médico Honorário.
Sankaran publicou livros sobre homeopatia, e editado um volume de dois conjunto de escritos de seu pai. Ele é o editor da edição asiática de Ligações Homoeopathic, e Vice-Presidente do Conselho Internacional de Homeopatia Clássica (Ásia).
FONTE: 

terça-feira, 27 de agosto de 2013

PICADAS DE INSETOS - EMERGÊNCIAS HOMEOPÁTICAS

Picadas de Insetos - esses são procedimentos emergenciais, dependendo de como  você reage, tenha sempre em mãos uma emergência, especialmente nas viagens.

Apis ch 6: apresenta um edema rosado e semi transparente perto do local que foi picado. Dores queimantes, sensibilidade ao menor contato, dão a sensação de agulhadas de fogo que queimam. Melhora com contato frio. 

Arnica ch 6: Existe o temor do toque no local pelo dolorimento extremo. As picadas provocam extravasamento sangüíneo e dolorido. Hiper dolorimento no local.

Cantharis ch 6: As picadas coçam muito e formam o que chamamos de vesículas – pequenas bolsas – que doem muito quando tocadas. 

Hypericum ch6: Provoca dores agudas em regiões mais determinadas, exemplo: quando são em dedos, plantas dos pés, palma das mãos. Coloque uma gotinha também por cima da picada.

Ledum palustre ch5: Esse medicamento é muito usado para picadas de abelhas e mosquitos. As dores pioram muito ao contato com a cama. Melhora com o frio local. Não apresentam calor no local e sim lesões frias e pálidas.

Consulte sempre um homeopata

HOMEOPATAS DOS PÉS DESCALÇOS

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A alma dos remédios homeopáticos



Os medicamentos homeopáticos são classificados de acordo com a sua fonte em Reino Mineral •Reino Vegetal • Reino Animal. 

O Reino MineralOs temas centrais comuns aos medicamentos do Reino Mineral são a estrutura e a organização, e os problemas dos remédios/personalidades minerais provém de uma ruptura nesta estrutura e organização, quebra de relações ou falhas no desempenho. Como personalidades, eles são muito sistemáticos e tendem a ser altamente organizados.
Os medicamentos minerais podem ser adicionalmente classificados em vários grupos:

Metais
Entre os medicamentos minerais, os metais tem a haver com o desempenho e a defesa.
A primeira linha de metais na Tabela Periódica preocupa-se com a defesa mais do que com o desempenho. Esta linha consiste do Manganês, Ferro, Cobalto, Níquel, Cobre e Zinco.

A segunda linha tem mais a haver com o desempenho do que com a defesa, e inclui o Ródio , Paládio , Prata, Cádmio e o Índio.


Os elementos pertencentes à terceira linha apresentam as mais fortes questões sobre defesa/desempenho. Esta linha consiste dos metais mais pesados e incluem o Ósmio, o Irídio, a Platina, o Ouro e o Mercúrio e o Tálio. Portanto, o grau de preocupação com a defesa/desempenho aumenta da primeira para a terceira linha.


Cátions

O tema principal dos cátions é a sua necessidade de relacionamentos, mas este tema apresenta um traço característico em cada grupo.

O tema dos cátions no grupo IA é a formação dos relacionamentos. Estes cátions são o Sódio e o Potássio.

Para os cátions do grupo IIA, i.e., Magnésio, Cálcio, Estrôncio, Bário, o tema é uma necessidade de suporte e apoio.

Os elementos do grupo II Boro e Alumínio tem em comum um sentimento de confusão e uma sensação como se houvesse uma teia de aranha sobre o seu rosto.


Ânions
O principal tema entre os ânions é o esforço em ter ou manter uma relação. No grupo V (Fósforo, Arsênico, Antimônio, Bismuto) o tema é um sentimento de não ser amado e de estar só. Os sintomas comuns aos elementos deste grupo são : “Medo de ficar sozinho”, “Desejo de companhia”, “Apegados”.
Entre os elementos do grupo VI, i.e., Sulphur e Selênio, observamos os sintomas em comum “Aversão à companhia” e “Incapacidade para o trabalho”. O tema aqui é o de uma pessoa que está fazendo um esforço, que é o que é esperado deles.

O grupo VII contém os Halogênios, Fluoretos, Cloro, Brometos e Iodo. Eles tem um sentimento central de serem enganados e serem traídos.

O grupo IV contém os elementos não-metálicos Carbono e Sílica. A característica comum a ambos é que eles são não-reativos.


Sais
Um sal representa uma união de duas qualidades que equilibram uma a outra e, conjuntamente, são apropriadas em certas situações da vida. Dos dois componentes de um sal, o cátion precisa formar uma relação enquanto que os ânions algumas vezes parecem repelir um relacionamento. Por exemplo, a qualidade do Natrum é um forte desejo de formar um relacionamento, tanto que qualquer rejeição causaria uma dor e um desapontamento tremendos. Esta necessidade do Natrum precisa ser equilibrada por uma qualidade de esperar desapontamento e rejeição e a não-disposição em formar relacionamentos. Isto é fornecido pelo elemento muriaticum (Cloro). Portanto, o Natrum muriaticum é compreensivelmente um sal muito básico, pois ele representa a necessidade do homem de formar relacionamentos e, ao mesmo tempo, a capacidade de tolerar rejeições.

Ácidos

O tema principal do grupo ácido é uma luta seguida por um colapso. O ácido de um elemento em particular representa um constante esforço/luta na situação daquele elemento. Por exemplo, o principal sentimento do Phosphorus é que ele não é amado e ele reage a este sentimento sendo afetuoso, amigável e compassivo, na esperança que o seu amor e cuidado sejam retribuídos. O esforço do Phosphorus é, portanto, na direção do cuidar dos outros, sendo compassivo para com os demais, etc. Quando este esforço torna-se constante, (i.e., quando ele sente a necessidade de fazer um esforço constante para cuidar dos outros, o estado é o do Phosphoricum acidum.

O Reino Animal
Comum aos medicamentos animais há um “conflito” que tem a sua base na divisão dentro do self. Existem dois lados diferentes de tais personalidades: o lado animal e o lado humano. O lado animal se preocupa com a competição (que é a chave da sobrevivência no mundo animal). Há necessidade de se atrair a atenção, e estas personalidades são atraentes no seu comportamento e aparência. Eles também podem ser enganosos, malévolos e agressivos – e todas estas qualidades podem ser atribuídas ao seu lado animal. 

O Reino Vegetal
A qualidade básica de uma planta é a sua sensibilidade. Ela é um organismo vivo enraizado no solo, incapaz de mover-se. Para sobreviver, ela precisa ser sensível às alterações no ambiente externo e também capaz de se adaptar a estas mudanças, pois ela não consegue se mover dali. Estas características também são descritivas daqueles que precisam de um medicamento vegetal. Eles tem uma natureza sensível, afetada por muitas coisas e ajustando-se/adaptando-se a elas. Na sua escolha de roupas, eles refletem esta sensibilidade. Eles preferem padrões florais, irregulares, algo que apele para o seu gosto estético. A sua escrita também é muito em “padrões irregulares”, geralmente arredondada e desorganizada. O mesmo é verdadeiro quanto a sua maneira de falar. Eles apresentam as suas queixas de um modo desorganizado, frequentemente falando no meio delas sobre as queixas de outras pessoas, e descrevendo as suas de maneira incompleta, sem nenhuma ordem em particular. Eles começam os seus acompanhamentos muito abruptamente. Com a sua afiada sensibilidade, eles sentem a maioria das coisas muito intensamente e são muito descritivos. As queixas são de início rápido e de natureza mutável, com muitas modalidades; elas geralmente estão relacionadas com esta sensibilidade. O fator causal frequentemente é o esforço excessivo ou dano emocional ou físico. As expressões que eles empregam são :”Eu sou afetado por/sensível a ..” “Isto me machuca...”, “Eu não consigo tolerar...” “Isto me toca”. Estas expressões mostram-nos como pessoas sensíveis, suaves e emocionais. Os seus sentimentos são as coisas mais importantes para eles, e o medo de ser machucado também. Eles são facilmente afetados e podem ter alterações abruptas do humor. Mesmo os seus sonhos são influenciados pelas ocorrências cotidianas. Os sonhos são variados: sonhos de plantas, de vegetação, de natureza, de música, de arte. 

REINO VEGETAL
PALAVRAS EMPREGADAS: Em sou afetado por. Eu sou sensível a . Isto me machuca. Isto me toca. Eu não consigo suportar. Eu sou imediatamente afetado por. Mudanças de humor. DISCURSO: Toda a sorte de coisas que o afetam. Variado. CALIGRAFIA: redonda. ASSINATURA: desorganizada. NATUREZA E DISPOSIÇÃO: Suavidade, Sensível, Emocional, Ajustável, Facilmente influenciável, Adaptável, Irritável. MEDOS: Machucar-se/da Dor. SONHOS E INTERESSES: Natureza, Vegetação, Plantas, Artísticos, Música, Variados. Depende das ocorrências do dia. DESEJOS: Variadas. AVERSÕES: MODO: Mutável, Adaptável, Instável. MIASMÁTICO: Agudo-Sicótico. PALAVRA-CHAVE: Sensibilidade. MANEIRA DE VESTIR-SE: Sensível, florais, padrões irregulares. PROFISSÃO: Artistas, Enfermeiras. APRESENTAÇÃO DAS QUEIXAS: emaranhada, arredondada, divagante, descritiva, ajustável. Sintomas descritos de forma ao acaso e não completamente (frequentemente mesmo entremeado por queixas de outras pessoas). NATUREZA DA QUEIXA: Sensibilidade, Muitas Modalidades, Influenciado facilmente, Reação rápida. RITMO E CAUSALIDADE: Geralmente de início e de variações rápidas. Emocional e física, Dor/Choque/Esforço. ACOMPANHAMENTOS: Começa subitamente. Estes não afetam-me tanto assim.

REINO ANIMAL
PALAVRAS EMPREGADAS: Meus sentimentos. Pelos seres humanos. Eu pulo em cima deles. Eu vou bater neles. Ela é melhor do que eu. Eu não sou bom o suficiente. Eu não me aceito. Eu me sinto dividido. Os seres humanos são tão cruéis. DISCURSO: O que quer que chame atenção. Excitado/animado/vívido. CALIGRAFIA: Atraente. ASSINATURA: Chama a atenção, Agressiva. NATUREZA E DISPOSIÇÃO: Afetuosa/solícita/brincalhona, Amorosidade, Agressiva/malévola. Alerta/rápido em reagir. Animado/inquieto. Enganador/curioso. Maldoso/ciumento, Expressivo/comunicativo.MEDOS: Perda do poder de atração. Competição. Agressão/ataque, rejeição, isolamento. SONHOS E INTERESSES: Animais, cobras, buscas, ser atacado, amorosos, voando. DESEJOS: carne, peixe. AVERSÕES: leite. MODO: multifacetado, mutável, mudanças abruptas. Instável. MIASMÁTICO:Agudo-Sico-sifilítico. PALAVRA-CHAVE:Competição. MANEIRA DE SE VESTIR: Atraente ou inexpressiva. Diferente. Os animais em roupas (anéis de serpentes, etc). PROFISSÂO: Propaganda, Competidores. APRESENTAÇÃO DA QUEIXA: com sentimento. Animado. Buscando atenção, calorosa, olhos alertas, contato visual. NATUREZA DA QUEIXA: problemas no seu poder de atração e na competitividade. RITMO E CAUSALIDADE: Geralmente tem um RITMO moderado. Rejeição. Negligenciado. Parece por baixo, falha em se defender. Falha na competição. Agressão/ataque. Fracasso no amor. ACOMPANHAMENTOS: eu estou me sentindo melhor. Eu posso relacionar-me melhor. Também cuide das minhas manchas na pele e da queda do meu cabelo.

REINO MINERAL
PALAVRAS EMPREGADAS: Meu relacionamento. Minha casa/família. Minha conta-corrente. Minha saúde. Meu desempenho. Meu trabalho. Minhas articulações, Minha pele/meus nervos. DISCURSO: direto e vai até o fim. Uniforme. CALIGRAFIA: estruturada. ASSINATURA: angulosa, reta. NATUREZA E DISPOSIÇÃO: sistemática. Forte, Calculista. MEDOS: Ruptura das estruturas. Falhas no desempenho. De perder alguma coisa. SONHOS E INTERESSES: estruturados. Coisas, financeiros. Relacionamentos. Casa, trabalho/esforço, desempenho/luta. Repetitivo. DESEJOS: sal, terra. MODO: Um modo ou dois no máximo. Fixo, invariável. Similar em todas as situações. Estável. MIASMÁTICO: agudo-Sifilítico. PALAVRA-CHAVE:Estrutura. MANEIRA DE SE VESTIR: Estruturada, Com estampas, listras, simples. Simetria. PROFISSÃO: contadores, computadores, gerenciamento, construtores de casas, engenheiros (desempenho). APRESENTAÇÃO DA QUEIXA: Organizada, estruturada, Percentagens, sistemática, exatidão, pontos por escrito. Números. NATUREZA DA QUEIXA: Problemas na estrutura. Crônica. RITMO E CAUSALIDADE: Geralmente de início lento e progride, ruptura na estrutura. Ruptura no relacionamento. Falhas no desempenho. ACOMPANHAMENTOS: Eu vim ver você da última vez.... Minha pressão arterial é 140/90, eu estou 25% melhor. Meu trabalho é bom. Tenho estado em um tratamento regularmente há seis meses. Quanto tempo vai demorar? Esteve 10% melhor nos primeiros seis dias.
Fonte: Rajan Sankaran
 

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Na base do estresse ou do conflito está a ILUSÃO


Aquilo que vivenciamos como estresse ou conflito em qualquer situação tem pouco a ver com "o que é" (situação externa), e mais a ver com "o que parece ser" (nossa forma individual de ver e vivenciar aquela situação). Quando nossa própria percepção individual difere acentuadamente da situação real, estamos de fato sofrendo uma ILUSÃO, uma percepção falsa da realidade, que tinge a forma como as coisas se apresentam a nós. Podemos comparar isso ao uso de óculos de sol coloridos (verde, marrom, cinza, preto), com os quais tudo o que vemos tem a mesma cor. Ter uma ilusão é como usar óculos coloridos o tempo todo sem nunca tirá-los. Vemos todas as situações da mesma forma. Torna-se a rotina, a forma diária que nos percebemos e percebemos nosso mundo.
Portanto parece que na base do estresse ou do conflito está a ilusão, UMA PERCEPÇÃO FALSA DA REALIDADE.
Uma situação só parece se tornar um problema quando associada ao passado e quando confirma uma percepção falsa da realidade, fixando-a assim, em nossa memória. Assim começa o processo de uma percepção fixa e falsa da realidade, uma ilusão que rege toda a vida de um indivíduo. Uma vez estabelecida a ilusão, independentemente da situação que ocorra, ela sempre será vista à luz dessa ilusão e a reação correspondente será sempre inapropriada. 
Por conta de "sua maneira enganosa", uma parte da pessoa fica incapaz de viver no momento, a realidade, a situação real. Essa dualidade entre "o que é" e "o que  é percebido" provoca um conflito profundo dentro da pessoa. O resultado é o estresse.
Quando o conflito seguido por tumulto e desarmonia não consegue uma saída para se expressar, sua intensidade se torna tão elevada que se cristaliza na forma de patologia física e/ou mental. Essa patologia instalada vibra no mesmo padrão de energia e sensação do conflito e essa linguagem da doença (patologia) em uma pessoa pode ser ouvida pela maneira como ela expressa suas queixas, suas dores e incômodos. Pode-se observar também a percepção que a pessoa tem da sua situação, as palavras que ela usa para descrevê-la e o efeito da situação sobre ela, juntamente com sua reação àquela situação.
Por isso, a Homeopatia alcança resultados tão surpreendentes na cura das doenças. A Homeopatia alcança a harmonização energética, onde começam os conflitos, ou seja, a cura se processa de dentro para fora.

Fonte: A sensação em Homeopatia - Rajan Sankaran